Vendas de inverno devem subir 5% em Brusque
As vendas do comércio para o inverno não foram boas no ano passado em todo o Brasil. Reflexo disso foi o Produto Interno Bruto (PIB) que fechou com acréscimo de apenas 0,9 %, o menor em três anos. Informações publicadas no Jornal Estado de São Paulo, com base em levantamentos feitos pelas entidades representativas do segmento.
De acordo com Altamir Schaadt, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), as vendas do setor no comércio local subiram pouco e, para este ano, é esperado uma acréscimo de 5% ou 6% em relação a 2012.
Nós tivemos um ano passado não muito promissor. O PIB cresceu abaixo de um por cento e isso fez a economia ficar um pouco parada. Esperávamos crescimento maior e não aconteceu. Este ano pode haver a recuperação desse período que ficou estagnado, destaca.
Comércio e indústria não estão em porcentagens equivalentes neste ano, quanto à produção e venda dos produtos. Para a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque (Sindivest), Rita Conti, houve aquecimento na produção em comparação com 2012, o contrário do ano anterior, que também registrou queda. Tivemos um crescimento muito pequeno, de 1% no primeiro trimestre de 2013, comenta ela.
Para a presidente do Sindivest, essa diferença é causada por conta dos produtos que chegam ao Brasil oriundos do mercado asiático. Querendo ou não, temos essa concorrência. Existe a facilidade cambial e não há restrições. Todos os portos da região são de ponta, temos uma logística muito fácil. Nossa região é mundialmente conhecida como têxtil. Claro que grandes organizações trazem muito de fora. Essa que é a diferença da indústria e do comércio, acrescenta ela.
O comércio já está preparado para a próxima estação, que, aos poucos, já se apresenta com o outono e deve se intensificar no próximo mês. Em relação aos preços, Schaadt ressalta que é natural que as roupas de inverno sejam mais caras. Até porque há um custo maior agregado nessa estação. Como é uma roupa mais pesada, ela é mais cara que a de verão. Deve ter subido alguma coisa, sim, mas não foi muito, finaliza.
Ouça a matéria completa.